A poesia é um abraço

A poesia é um abraço

Sabe quando queremos desabafar sobre nossos problemas, mas não há ninguém por perto que queira ouvir? Ou quando a única coisa que queremos no fim daquele dia cansativo é somente um abraço? Estesia da autora Perla de Castro, talvez te ajude nesse sentido.

Perla, autora de origem fluminense e editora-chefe da Litere-se, lançou Estesia em 2017. Essa é uma obra que pode ser resumida em uma simples e significante palavra: sensibilidade. Os poemas são sobre amor, amizade, sonhos, reflexões em meio à natureza, entre outros temas que são retratados pela autora de maneira sutil e delicada.

Os poemas descrevem eventos comuns nas vidas das pessoas, mas de uma forma tão singela que faz com que os leitores tenham ótimas sensações ao passarem pelos versos de Estesia. Já no prólogo do livro, temos uma ideia do que será visto pela frente. Embora raramente percebido, o poder da poesia está presente conosco na nossa rotina e isso é notado por aqui:

Entre o meu dormir e acordar

Acontecem mil poesias

A magia do criar

Está em poder ser quem eu quiser

E estar em qualquer lugar

Nessas palavras, sou eu, é tu, é ninguém

Palavras tem vida própria

Assim como as faces de mim

(DE CASTRO, 2017, Prólogo).

Assim como nos transformamos ao longo da vida ou mesmo ao longo dia, com as palavras não seria diferente.  O poder de mudar também é poesia. Assim, o livro é um abraço em meio ao mundo caótico em que vivemos e merece ser lido com calma para que possa ser apreciado como deve. Sua capa já tem a intenção de nos causar bem estar: Um pássaro que poderia ser facilmente confundido com um pedaço de papel* nos faz pensar justamente o que a poesia pode nos trazer, a libertação. O voo do pássaro simboliza o sentimento que fica conosco ao terminarmos de ler a obra.

Ao longo das cento e quarenta e duas páginas de Estesia, vemos que a vida até em seus momentos não tão bons, pode ser doce. Seu ar introspectivo nos convida a nos acomodarmos no sofá, na cama ou em algum transporte público e aproveitarmos o que o lado bom, e quase nunca visto, do cotidiano tem a nos oferecer.

 

*Detalhes da obra: De Castro, Perla. Estesia. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Litere-se. 2017.

 

Colunista Raíssa Vitória

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *